Já parou para pensar que algumas histórias ficcionais apresentam personagens que se encaixam perfeitamente com uma determinada profissão? Para Francisco de Assis e Silva, que também é Doutor em Direito, na maioria das vezes, personagens heróis seriam excelentes para preencher o papel dos policiais, por exemplo, enquanto alguns cientistas se encaixariam como bons pesquisadores. Mas será que existe algum que se enquadre no perfil de um profissional do Direito?
Bom, nós temos algumas ideias bastante consideráveis sobre esse tema, e que acreditamos que você também estará em nossa defesa quando observar as próximas explicações. Por isso, se você tem interesse nesse tipo de assunto, e quer descobrir quais são esses sujeitos fictícios, vale a pena ler o texto até o final com o intuito de tirar as suas próprias conclusões. Você nos acompanha nessa?
- Tyrion Lannister – Game of Thrones
Para começar, vamos colocar um dos personagens do seriado de televisão mais assistido nos últimos tempos: Game of Thrones. Na série, há um sujeito bastante querido, inteligente e cauteloso, que é Tyrion Lannister, da casa Lannister. Por se destacar com a sua astúcia e conhecimento sobre as civilizações, Tyrion apresenta excelentes similaridades a um advogado, e conforme comenta Francisco de Assis e Silva, são essas as características mais marcantes desse profissional.
- Coelho Branco – Alice no País das Maravilhas
Partindo para um mundo mais fantasioso, podemos observar que o Coelho Branco, da história de Alice no País das Maravilhas, também se adequa como um bom advogado, tendo em vista que em todo o enredo o Coelho se demonstra preocupado com o seu objetivo que é realizar o seu trabalho, além de manter um foco constante, um bom linguajar, e uma postura de defesa ao final da história, não é verdade?
- Capitão América – Capitão América n°1
Mas quem poderia ser mais benevolente do que o querido Capitão América, você não concorda? Por ter uma disciplina e uma honra enorme, o personagem poderia facilmente ser identificável como um profissional do Direito, contudo, Francisco de Assis e Silva explica que, diferente de um advogado, acredita-se que a sua postura seja bastante parecida com a de um juiz, tendo em vista a sua forte atuação como alguém que gosta de analisar a situação com cautela e justiça.
- Alvo Dumbledore – Harry Potter
Por último, mas não menos importante, temos o famoso bruxo da saga de Harry Potter, Alvo Dumbledore. Quem não se lembra da cena em que o professor precisou defender Harry de uma condenação injusta em frente à Suprema Corte dos Bruxos, não é mesmo? E o que mais pôde ser observado é que Dumbledore manteve a sua ótima postura, e ainda concedeu liberdade ao pequeno garoto.
Bom, como você observou, existem personagens fictícios que possuem características marcantes, e que podem ser facilmente detectados como um bom profissional em Direito, caso esses realmente existissem, não é verdade? Isso porque, conforme pontua o advogado Francisco de Assis e Silva, alguns deles realmente são inspirados em pessoas reais, que agem de acordo com as leis, e se demonstram totalmente aptos para o seu ofício. Mas e você, teria mais alguém para acrescentar à lista?