A chamada mineração 4.0 é um marco na inovação do setor de mineração, um segmento muito importante para a economia brasileira, conforme aponta Danilo Destro Furtado, CEO da empresa Brazilian Graphene. Para saber mais sobre esse assunto, leia este artigo. Nele iremos algumas das principais tecnologias utilizadas na mineração 4.0. Continue a leitura, a seguir.
O que é mineração 4.0?
Segundo o empresário Danilo Destro Furtado, a mineração 4.0 tem como objetivo trazer maior eficiência e segurança no processo de pesquisa, extração e beneficiamento dos minerais, utilizando inovações e tecnologias que facilitem as atividades do setor de mineração no Brasil. A seguir, veremos quais são as tecnologias e seus benefícios para a mineração 4.0.
Saiba quais são as tecnologias da mineração 4.0
A tecnologia na mineração é essencial para o desenvolvimento do setor, por isso ao migrar para o cenário da mineração 4.0, as empresas ganham em produtividade e ainda conseguem cumprir as normas ambientais. Além disso, com a tecnologia a mineração brasileira ganha competitividade e outros ganhos muito significativos. Vamos ver algumas das principais tecnologias do setor.
Digitalização
Como explica o empresário Danilo Destro Furtado, a digitalização dos processos e equipamentos utilizados nas minas melhora a performance do negócio e ainda diminui os riscos de um mercado tão disputado e desafiador como é a mineração. Nesse sentido, investir na digitalização dos processos é algo indispensável para desenvolver também a competitividade.
Inteligência artificial
A mineração 4.0 envolve também o uso de inteligência artificial, especialmente porque essa tecnologia permite identificar e remover problemas, além de contribuir para o aumento da disponibilidade e confiabilidade dos processos. Além disso, a utilização de inteligência artificial é um importante aliado na na redução do impacto ambiental oriundo da extração de minérios. Além da IA e da digitalização, outras tecnologias estão sendo empregadas, como:
- Soluções digitais
- Realidade virtual
- Drones
- Lubrificação centralizada
- Compras
A importância da tecnologia para as terras raras
Para Danilo Destro Furtado, CEO da empresa Brazilian Graphene, a mineração 4.0 é muito importante para a extração de minérios em terras raras, especialmente no Brasil que detém uma parte significativa dessas terras em todo o mundo. As soluções e inovações tecnológicas permitem melhores formas de extração de minérios dessas terras e ajudam a mitigar o impacto ambiental.
Por fim, podemos observar que a mineração 4.0 é indispensável para o segmento de mineração e extração de minérios. Isso porque esse modelo de mineração utiliza tecnologias e inovações para uma melhor performance do setor, contribuindo significativamente para os ganhos e diminuição dos riscos da atividade de extração, pesquisa e beneficiamento de minérios.