Jornal CuiabáJornal CuiabáJornal Cuiabá
Font ResizerAa
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Reading: CGU e PF combatem irregularidades na Secretaria de Saúde de Cuiabá (MT)
Share
Font ResizerAa
Jornal CuiabáJornal Cuiabá
Search
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
Jornal Cuiabá > Blog > Notícias > CGU e PF combatem irregularidades na Secretaria de Saúde de Cuiabá (MT)
Notícias

CGU e PF combatem irregularidades na Secretaria de Saúde de Cuiabá (MT)

Abidan Banise
Abidan Banise junho 4, 2024
Share
SHARE

Operação Iterum investiga superfaturamento de R$ 19,6 milhões na contratação e execução de serviços de suporte técnico de Tecnologia da Informação

A controladoria-Geral da União (CGU) participa, nesta quarta-feira (04/10), da Operação Iterum. O trabalho é realizado em parceria com a Polícia Federal (PF) e com apoio do Ministério Público Federal (MPF). O objetivo é dar prosseguimento às investigações de um esquema criminoso de superfaturamento de serviços de Tecnologia da Informação, ocorridos entre 2017 e 2022, contratados pela Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (MT).

Investigações

As investigações se referem a um contrato de serviço de suporte técnico de TI decorrente de adesão, pela Secretaria de Saúde de Cuiabá (MT), à ata de registro de preços celebrada sem estudos que comprovassem sua real necessidade. As falhas permitiram o favorecimento da empresa contratada, que foi beneficiada ainda por aditivos de prazo e valor no contrato sem embasamento em estudos técnicos ou justificativas minimamente razoáveis.

Em decorrência desse quadro, a comprovação dos serviços foi precária, com processos de pagamentos sem informações suficientes. A fiscalização da execução do contrato, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, também apresentou deficiências. Tais fatos se somaram a outras apurações da CGU que resultaram em constatação de que os pagamentos efetuados se deram sem a comprovação dos serviços executados, caracterizando um potencial superfaturamento de R$ 19.603.430,12.

Impacto Social

Os recursos federais ora investigados deveriam ser destinados à manutenção das condições de oferta e continuidade da prestação das ações e serviços públicos de saúde e ao funcionamento dos órgãos e estabelecimentos responsáveis pela implementação das ações e desses serviços.

O potencial superfaturamento contribui para a precarização dos serviços oferecidos, tendo em vista que os recursos deveriam ser destinados à saúde da capital ao longo de cinco anos. Vale registrar que, em 2022, Cuiabá (MT) perdeu 16 posições no Ranking de Competitividade dos Municípios do Centro de Liderança Pública, sendo que no indicador de qualidade de saúde a queda registrada foi de 168 posições.

Diligências

A Operação Iterum contempla, entre outras diligências, o cumprimento de mandados de busca e apreensão, sendo sete na capital Cuiabá (MT) e dois no município de Várzea Grande (MT). O trabalho conta com a participação de 33 policiais federais e de quatro servidores da CGU. Os responsáveis podem responder pela prática dos delitos previstos nos arts. 317, 333 e 337-F, todos do Código Penal e art. 1º da Lei 9.613/1998.

A CGU, por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU), mantém a plataforma Fala.BR para o recebimento de denúncias. Quem tiver informações sobre esta operação ou sobre quaisquer outras irregularidades, pode enviá-las por meio de formulário eletrônico. A denúncia pode ser anônima, para isso, basta escolher a opção “Não identificado”.

Share This Article
Facebook Twitter Email Print
Popular News
Antônio Fernando Ribeiro Pereira explica como o ecossistema de tecnologia impulsiona a inovação e transforma o mercado digital.
Notícias

Ecossistema de tecnologia: entenda o que é e como ele impulsiona a inovação no mercado digital

Abidan Banise Abidan Banise julho 17, 2025
Reforço escolar que muda vidas: um projeto que vai além da sala de aula
Defesa Civil reforça combate às queimadas e ações educativas em Cuiabá para preservar o meio ambiente
Como escolher o melhor plano de saúde? Não deixe de conferir essas orientações!
Influenciadores digitais: os riscos legais em publicidade indevida
Jornal Cuiabá

O Jornal Cuiabá é a sua porta de entrada para as principais notícias da capital mato-grossense. Acompanhe tudo sobre política, tecnologia e os acontecimentos mais relevantes da sua cidade em tempo real.

Rodrigo Balassiano explica como escolher entre FIDC padronizado e estruturado, considerando riscos, flexibilidade e perfil do investidor.
Como escolher entre FIDC padronizado e estruturado
julho 31, 2025
Professora se retira de conferência em Cuiabá após veto a uso de pronome neutro imposto por prefeito bolsonarista
julho 31, 2025
Siga
Jornal Cuiabá - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?